Scroll to top
Estúdio Criativo Kuumba
Share

Dicas de segurança e otimização para WordPress

Com o lançamento da nova versão do WordPress,  muitos bugs foram corrigidos. Entretanto, algumas medidas extras podem e devem ser tomadas, a fim de garantir uma instalação segura e instável de seu blog, livre de surpresas desagradáveis, como exploits, invasões, perda das informações e outros.

Tenha sempre a última versão do WordPress e dos plugins

Esta é a dica mais simples e fácil e, ao mesmo tempo, a mais intuitiva e que praticamente todos a seguem, sem ter que “pensar” muito. Como comentado no início do artigo, sempre que uma nova versão do WordPress sai, além das inovações e funcionalidades, diversos erros de programação, bugs, e otimização nos códigos são feitos.

Por isso, é sempre bom ter instalada a última versão do WordPress e seus respectivos plugins, pois estes também podem apresentar eventuais falhas que abrem brechas e, não raramente, comprometem a instabilidade, desempenho e segurança e funcionamento de uma instalação inteira de WordPress!

Para manter o WordPress atualizado é simples: sempre que sai uma nova versão, um aviso aparece na área administrativa. Com os plugins não é diferente, mas é preciso visitar frequentemente a página de extensões para receber os avisos de atualizações e fazer o upgrade automático, disponível desde duas versões anteriores do WP.

No caso da versão do WordPress, em si, existem diversas maneiras de se atualizar:

Lembrando sempre do “lema”: faça backup antes, faça backup sempre!

Use plugins para otimização e segurança de seu blog ou site WordPress

Existem milhares de plugins disponíveis para WordPress; plugins estes que servem para os mais diversos fins e propósitos, desde um simples enfeite em alguma área do blog, otimização, segurança e outros.

Seguindo estas etapas é hora de dar o primeiro passo para se ter uma boa instalação WordPress, sólida, confiável e segura, livre de “azarões virtuais” e pessoas mal intencionadas.

O passo seguinte é se manter atualizado sobre o WordPress, visitar blogs que tratam do CMS, listas de discussão, fóruns ou simplesmente pedindo a um profissional para avisar sobre alguma mudança importante ou atualização de segurança do WordPress.

Fazendo isso, certamente você poderá se focar naquilo que é o mais importante em seu blog: produzir conteúdos de qualidade e interagir com seus leitores, proporcionando uma melhor experiência e estabilidade de acesso àqueles que o prestigiam com a leitura de seus artigos.

Related posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.