Scroll to top
Estúdio Criativo Kuumba
Share

As diferença entre WordPress.com e WordPress.org

Antes de mais nada, você precisa saber que WordPress.org e WordPress.com não são a mesma coisa. A plataforma WordPress é utilizada sim nos dois sites, porém cada um tem um propósito e neste post eu vou explicar melhor quais são eles!

WordPress.COM

O WordPress.com é um site que oferece um serviço gratuito de criação e hospedagem de blogs usando a plataforma do WordPress. Você pode criar o seu blog, que terá um endereço nomedoseublog.wordpress.com e um usuário e senha para postar e gerenciar seus posts. Porém a customização do seu site por lá é limitada: você pode escolher entre mais de 75 layouts de graça para o seu blog, mas tem muito pouco ou zero possibilidade de customizá-los (mudar sua aparência).

Algumas das principais vantagens:

  • Seu blog fica alojado em centenas de servidores, por isso é pouco provável que venha ficar fora do ar devido ao tráfego intenso;
  • Atualização automática do WordPress;
  • Backup automático do conteúdo (sem nenhum perigo de perder seus posts!);
  • Possiblidade de escolher entre mais de 75 temas de vários estilos e categorias;

Algumas das principais desvantagens:

  • Não é possível adicionar temas personalizados, ficando “preso” aos fornecidos pelo WordPress.com;
  • Personalização bem limitada;
  • Não é possível carregar plugins;
  • Não existe a opção de personalizar os links permanentes do blog (ex.: seublog.wordpress.com/nomedopost);
  • Não é possível adicionar banners de publicidade, Google AdSense ou nenhum código JavaScript.

Eu considero esta a melhor opção para quem não quer investir em um blog, quer criar um blog mais privado ou apenas para amigos e familiares, tem pouco ou nenhum conhecimento na área de programação e não tem planos de obter renda com ele.

WordPresss.ORG

No WordPress.org, você pode baixar e instalar o software WordPress gratuitamente, a mesma plataforma que se usa no .com. Mas para o seu blog ir no ar, você precisa ter uma hospedagem de site, além do registro obrigatório de um domínio próprio (ex.: seublog.com.br).

Com o WordPress instalado, você terá um controle completo do seu blog e poderá ter um layout com tudo que você acha necessário! Existem dois métodos de se ter um tema para o seu site, criando um tema do zero ou utilizando um tema pago.

Este é o caso deste meu blog, posso fazer do jeito que eu quiser, e para o cliente também, e depois ouvir dele dizendo: “Era isso mesmo que eu queria 🙂 “.

Conclusão

No WordPress.com você pode usar um serviço gratuito de criar seu blog, e no WordPress.org você faz o download de toda a plataforma do WordPress para poder instalá-la em um servidor próprio e poder ter mais liberdade para customizar seu blog.

Se estamos falando de um site de uma empresa, seja ele institucional ou uma loja online, o WordPress.org costuma ser o sistema escolhido, pois é mais flexível e conta com mais recursos, possibilitando o desenvolvimento de um projeto mais potente.

Related posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.