“Error 404: Page not Found.” Quantas vezes você já recebeu essa mensagem enquanto navegava pela internet?
O Erro 404 ou também conhecido como Página Não Encontrada é um velho e conhecido problema. Sempre que um conteúdo não é encontrado, o servidor retorna um erro 404.
Até mesmo nos melhores sites esse erro pode ser encontrado. Ele ocorre quando uma página é removida ou desativada. Essa mesma página, pode continuar sendo mostrada em mecanismos de busca e/ou ter links em outros sites apontando para ela. Quando um visitante tentar acessá-la, ela não mais será encontrada e o servidor retornará um erro 404. Quando o visitante se depara com uma página de erro 404 sem customização e que não chame a sua atenção, ele com certeza irá fechar a janela/aba e seguir a sua busca em outros sites.
O que deve conter em uma página de erro 404?
Para se criar uma página de erro 404 criativa e que aumente o engajamento dos visitantes em seu site, pode-se criar algumas funcionalidades, como:
- Disponibilizar um formulário de pesquisa para que o visitante realize uma nova busca no seu site;
- Mostrar uma mensagem simpática explicando que o conteúdo não se encontra mais ali;
- Oferecer a opção de navegação através das principais categorias do site;
- Exibir um link para a página inicial e/ou sitemap do site;
- Exibir uma imagem descontraída;
- Disponibilizar links para artigos e páginas importantes e/ou mais populares;
- Dar ao usuário a possibilidade de ele reportar esse erro aos administradores do site.
Como criar uma página de erro 404 em um tema WordPress?
No WordPress, segundo a hierarquia de templates, quando um tema não tem a template 404.php, sempre que um erro 404 ocorre, o visitante é redirecionado para a template index.php, ou seja, para a página principal. Seria frustrante para o visitante tentar acessar diretamente um conteúdo e ser redirecionado para página principal do site sem nenhum aviso de erro ou uma sugestão.
Sendo assim, crie a template 404.php dentro da pasta raiz do seu tema e a customize de acordo com a identidade visual do seu site/marca, visando sempre o que falamos aqui.