Scroll to top
Estúdio Criativo Kuumba
Share

A criação de um logotipo: ponto principal na abertura da sua empresa

Abrir uma empresa vai muito além de somente abrir as portas do seu estabelecimento ou colocá-la online. A empresa precisa fazer uma ação para ter alguma resposta, porque se não fizer nada, ela continuará parada, na inércia para sempre. Logo ao começar seu negócio, os primeiros passos seriam a criação do nome para empresa, abertura fiscal e legal, aluguel de escritório, contratação de equipe e por aí vai.

A grande questão é que muitos empreendedores ainda esquecem de um ponto principal nessa empreitada: a criação de um logotipo para sua empresa.

Sim, isso é um ponto crucial, e nesse artigo vamos te mostrar por que e como um bom logotipo pode construir uma ponte entre seu negócio e seus consumidores. A marca de uma empresa é um dos atributos intangíveis mais importantes para o crescimento do negócio. Você consegue imaginar uma empresa que não tenha um logo, um símbolo ou se quer um nome? Como as pessoas vão identificar sua empresa, onde ela fica e o que ela faz?

Tipos de Logos

Existem dezenas de tipos de criações de logo, mas elas se encaixam basicamente em três grupos. O primeiro é o modelo de logo tipográfico que se utiliza somente de fontes (letras) em sua composição, mas com um toque de design que as diferencia, como por exemplo IBM, Microsoft e Sony. Outro formato é o de criação de um desenho representativo que esteja relacionado ao business da sua empresa, por exemplo uma hamburgueria que usa um hambúrguer em sua marca. Simples e direto, né?

O terceiro tipo é a criação de elementos abstratos, mas que são lapidados, desenvolvidos e trabalhados para construir um significado dando valor para um logotipo. Um bom exemplo é a logo da Nike, que após anos e anos de investimento em Marketing e Comunicação, hoje está totalmente associado a um lifestyle atlético e moderno. Quem não reconhece o símbolo da Nike?

As empresas em crescimento raramente podem pagar milhões de reais e dedicar anos de esforço necessários para criar essas associações como a da Nike. Dessa forma, um Logotipo que ilustra claramente o que sua empresa representa ou faz, seja pelo nome ou pelo desenho, pode ser uma escolha mais acertada.

O ideal é que seu cliente consiga dizer o que sua empresa faz somente de olhar para sua marca.

O que fazer então?

Seu sobrinho pode ser ótimo em Corel ou aquele amigo muito criativo ser solícito em ajudar, mas dificilmente eles terão a experiência e o conhecimento de um profissional de design que fez uma faculdade e estuda para isso.

Não vale a pena colocar o sucesso da sua empresa em cheque por uma identidade visual que parecerá amadora e não trará confiança para seus clientes. Lembre-se, no momento de criação de um logo para sua empresa, que você está construindo um relacionamento, uma conexão que, se bem feita, durará para toda a vida.

Related posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.