5 Motivos para sua empresa ter um logotipo profissional

Ainda que, há alguns anos, muitas empresas não dessem a devida atenção a este fator, hoje em dia, é fundamental investir no seu design e comunicação.

Você sabe a importância de ter uma imagem para representar a sua marca? Pensar em criar um logotipo para a sua empresa é o primeiro passo. Quando uma marca tem um logotipo forte, é facilmente lembrada. Este é o maior desafio de uma empresa de sucesso. Fazer do logo a sua imagem, atribuindo-lhe a principal representação do seu negócio.

Listamos 5 motivos para apresentar a importância de ter um logotipo:

1. Se destacar dos concorrentes

Ao folhear um catálogo, por exemplo, você verá uma infinidade de empresas esquecíveis, a diferença é que quando a sua marca é forte, você será facilmente lembrado, diferenciar-se dos concorrentes com um logotipo é fundamental para conquistar seus futuros clientes. Ao contratar um designer ou empresa para desenvolver a sua marca, é preciso se certificar de que o logotipo desenvolvido irá ajudá-lo a se destacar.

2. Construir confiança com profissionalismo

Um logotipo profissional vai dizer aos clientes que você é bom no que faz, mas um logotipo amador ou mal executado pode transmitir a falta de capacidade da sua empresa e fazer com que o cliente perca a confiança na aquisição do seu produto/serviço, ou seja, com um bom logotipo, você dá o valor que a sua empresa quer passar para os clientes. Estabelecer esse tipo de confiabilidade é uma das primeiras coisas que você precisa para ser conhecido como referência em sua área.

Da mesma forma que existe a necessidade de cada pessoa demonstrar os cuidados básicos com a aparência, a identidade visual proporciona o profissionalismo as empresas, uma maneira singular de se posicionar. São elementos da identidade visual, não é apenas o logotipo, mas as cores, tipologia, materiais de apresentação, divulgação, cartão de visita, etc.

3. Transmita sentimento e emoções com as cores

O uso inteligente das cores dentro do logotipo ajuda as pessoas a se identificarem, apaixonarem pela sua marca, assim como entender do que ela se trata. Ao criar um logotipo colorido, você pode começar a comunicar emoções específicas e inspirar seus clientes não apenas para a compra, mas para o quê a sua marca representa.

Existem diversas teorias sobre como as cores podem passar mensagens ao público, e isso é nomeado como Psicologia das cores.

4. Influência nos resultados do negócio

Por estar lidando diretamente com o público, a identidade visual tem um poder de influenciar os resultados de negócio. Isso significa que, dependendo da sua identidade visual, você poderá se tornar uma opção top of mind para seus clientes, ou seja, eles lembrarão da sua marca de maneira espontânea, assim que o seu nicho for citado.

Além disso, a criação dessa identidade ajuda a garantir mais vendas e, tão importante quanto, mais fidelizações de clientes, permitindo que sua marca possua resultados cada vez melhores.

Criar uma identidade visual para sua marca é indispensável para garantir uma conexão única com o público, alterando e melhorando sua percepção e, com isso, gerando mais oportunidades de negócio.

5. Mostra seu diferencial de mercado

Um logotipo simples, mas que seja capaz de transmitir os valores e objetivos de uma empresa, pode ser considerado de sucesso. Agregar valor ao logotipo não significa enchê-lo de informação e sim conquistar pela simplicidade e conceito, com um design clean, inteligente e desenvolvido de acordo com os princípios que regem a identidade visual da empresa.

Ao se dedicar a como fazer um logotipo, é preciso ter e respeitar uma identidade visual. Este é o primeiro passo para o crescimento de um negócio, pois a associação dos clientes a sua empresa, pela simples referência à identidade visual, é imprescindível para difundir a marca e também torná-la mais valiosa. Quando se pensa no mercado de moda, por exemplo, o símbolo da marca, ou seja, o logotipo, já é o grande diferencial de uma peça e influenciará diretamente na decisão de compra do consumidor.

Logotipo profissional vs logotipo amador

Todo designer profissional ou agência que se preze e que valorize o próprio trabalho, já deve ter escutado muitas vezes, empresários falarem que conseguiram orçamentos muito mais em conta, pela metade do valor, ou por um terço do valor, ou às vezes até de graça, e eu não duvido dessas informações.

O que me impressiona é ver como esses empresários comparam, ou realmente acreditam que têm comparação, a qualidade de um logo profissional criado por designers ou agências sérias, com a qualidade de um logotipo amador, criado por pessoas que não tem expertise para isso, ou mesmo que não se preocupam em criar algo de qualidade e que gere resultados.

Absolutamente não tem como comparar uma coisa com a outra. E a diferença entre a qualidade de um logo profissional e um logotipo amador, você já consegue perceber pelo preço, pela forma de negociação, atendimento e o principal de todos que é a exclusividade.

Não são todos os casos, mas geralmente um logotipo criado por um amador, por muitas vezes, são utilizados elementos que podem ser encontrados por várias outras pessoas, e que até mesmo já foi utilizado por outro designer. Não se espante caso você contrate um designer amador e encontre um logotipo parecido com o seu.

Utilizar materiais que não são projetados profissionalmente faz com que seu negócio e a visão profissional dele, indique que você não pode executar ou cumprir as normas exigidas ou que não investe em seu próprio negócio, causando desconfiança.

Considerações finais

Nem o logotipo, nem o cartão de visita e muito menos a fachada, irão transmitir profissionalismo e credibilidade para as pessoas, uma vez que o investimento em design traz muitos benefícios para o desenvolvimento de uma empresa.

Portanto, não faça como muitos empresários que deixam para economizar bem nessa parte tão importante de seu negócio, e que por esse e outros motivos estão fechando as portas, pois não conseguem se manter.

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